top of page

Você gostaria de ter seu próprio telescópio? Ouça o que astrônomos recomendam

A observação astronômica chama a atenção de cada vez mais pessoas. Porém, às vezes é difícil encontrar informações para os iniciantes. Muitas vezes por impulso, acabamos por comprar aquele telescópio da vitrine da livraria sem muito conhecimento sobre seu funcionamento. Isso pode gerar certa frustração naqueles que esperam ver em sua própria casa imagens tão impressionantes quanto aquelas produzidas por aparelhos profissionais, como o Hubble.


Telescopio em frente das estrelas

Para evitar tal situação, astrônomos recomendam que o iniciante se habitue mais com o tema, através do uso de ferramentas mais simples, como aplicativos que simulam o céu noturno, antes de investir em equipamentos mais robustos. Sérgio Sacani, astrônomo profissional, em entrevista ao portal Scicast, alerta também que a aparência de um telescópio pode induzir o comprador ao erro. Assim como um computador, a parte interna é mais importante que a externa. "Não adianta um telescópio com um tubo enorme e com um espelho muito pequeno", afirma o especialista.


Além disso, é recomendado que o entusiasta tenha familiaridade com as ciências básicas da astronomia, como física e matemática, para poder compreender melhor quais objetos celestes ele irá observar e como observá-los. Nada que já não se espere de um verdadeiro amante da ciência.

A Zenit e a astronomia


A Zenit Aerospace também entende a importância da divulgação científica para a população em geral e a necessidade de estimular o interesse do cidadão comum pelo tema espacial. Para tanto, conta com a produção de espelhos newtonianos para todos os entusiastas que não somente desejam empreender na observação astronômica, mas também gostariam de montar seu próprio equipamento, seja pelo menor custo, seja pelo gosto do trabalho manual. Visite www.zenitaerospace.com e confira nossos produtos.


Este é o primeiro artigo de uma série de quatro publicações que buscam explicar os assuntos relacionados aos serviços prestados pela Zenit Aerospace: espelhos para telescópios, soluções empresariais, escola espacial e imageamento aéreo.

bottom of page