Por que modelar computacionalmente um protótipo?

 

 

A modelagem computacional é a representação de um objeto ou sistema em um ambiente virtual com o objetivo de avaliar parâmetros de seu funcionamento. Essa representação pode ser feita não necessariamente com estruturas existentes, mas também a partir de projetos dos mesmos. As possibilidades são inúmeras, e vão desde pequenas peças que compõem sistemas maiores até plantas baixas de grandes edificações.

 

Mas por que investir em uma modelagem? Com o mercado cada vez mais especializado e competitivo, a atenção ao desenvolvimento de produtos é indispensável para o seu sucesso. Nesse sentido, a modelagem se apresenta como um importante aliado, permitindo a realização de simulações que podem corroborar hipóteses, identificar eventuais falhas ou detectar oportunidades de otimização. A modelagem computacional também permite a geração de desenhos técnicos, peças fundamentais na documentação de um projeto.

 

Assim, é possível obter redução de custos ou evitar a necessidade de alterações no projeto depois de desenvolvido, ou ainda testar modificações antes de executá-las. Tudo isso, investindo um valor muito menor do que aquilo que seria gasto em caso de detecção de falha de projeto após a execução do mesmo.

 

Além disso, uma vez modelados, os projetos podem compor uma espécie de acervo do que já foi executado pela empresa e também daqueles que não foram colocados em prática juntamente das razões pelas quais isso ocorreu, facilitando a gestão de conhecimento e permitindo o aperfeiçoamento de trabalhos futuros.

 

A modelagem de sistemas em 2D e 3D é um dos serviços prestados pela Zenit Aerospace. Para entrar em contato ou saber mais, acesse: www.zenitaerospace.com/modelagem-2d-3d

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Posts Em Destaque

Uma possibilidade de registrar o mundo por outra ótica: o uso de DRONES para filmagem e fotografia.

25/08/2018

1/9
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags